quarta-feira, 28 de outubro de 2009

":::ARTEMIA SALINA::"


A alimentação é considerada, aliada às condições adequadas de água que iremos oferecer aos peixes, os dois fatores mais importantes para obtermos sucesso numa criação de peixes ornamentais e destacamos a Artêmia Salina (Branchipus stagnalis) como sendo um dos principais alimentos para os peixes em sua fase de desenvolvimento.




A artêmia salina é um alimento ideal para peixes e camarões por ser um microcrustáceo sem carapaça rígida e rico em proteínas, vitaminas A e B, protovitamina A (evita o raquitismo), caroteno (intensifica a coloração dos peixes), fósforo, ferro, iodo, sódio e panzotenato de Cálcio. Como características principais, observamos que o seu corpo poderá adquirir colorido especial de acordo com o alimento ingerido, sendo seres filtradores (bombeiam a água do mar pra o seu organismo, de onde selecionam partículas convenientes para serem ingeridas como alimento) alimentando-se de micro algas, matéria orgânica, fungos, mucilagens produzidas pelas algas, daphnias secas, levedura de cerveja, farinha de pescado, maizena (em pequenas doses,etc. Nadam com a parte ventral do corpo voltada para cima, ou seja, para a luz.


As artêmias são pequenos crustáceos da ordem Anostraca, têm tamanho e coloração variadas - que vão do rosa pálido ao avermelhado, branco ou esverdeado, dependendo do tipo de alimento que elas consumirem.

Vivem em regiões de água salgada concentrada (Salinas) - ambiente extremo no qual poucas espécies desenvolvem-se, de forma que há poucos predadores - por serem ricas em proteínas, vitaminas (principalmente a vitamina A e o Caroteno) e sais minerais , é um dos melhores alimentos vivos que pode se fornecer aos peixes. Acelera a recuperação de doenças (artêmia em grego significa saúde) e seus náuplios são indispensáveis na alimentação de alevinos. Cavalos- marinhos e corais - entre outras espécies - alimentam-se quase que exclusivamente de náuplios de artêmias.


A artêmia salina está em constante estado de locomoção, pois são animais filtradores que dependem disso para alimentar-se e respirar. Possui 11 pares de pernas torácicas, que variam um pouco no tamanho. Cada perna possui 7 enditos ("galhinhos") com finíssimos cílios que atuam na filtragem e coleta de alimentos. Quando as pernas se movimentam para frente, formam as "caixas filtradoras", nas quais por meio das cerdas coletadas micro algas, bactérias, diatomáceas e flagelados, além dos detritos orgânicos em suspensão no corpo aquático.



De fácil dimorfismo sexual atinge a fase adulta por volta dos 20 dias de vida, a fêmea adulta possui uma bolsa incubadora no último segmento torácico e, ao contrário do macho, não apresenta apêndices abdominais. Durante a cópula, o macho utiliza as segundas antenas, semelhantes a bigodes, para enganxar-se a fêmea. Pode reproduzir-se de duas maneiras distintas: viviparamente, na qual ocorre liberação direta de náuplios, ou oviparamente na qual os embriões se desenvolvem até a fase de gástrula e se encapsulam nesse estágio dentro de uma casca interrompendo seu metabolismo e podendo permanecer como cisto durante longo período de tempo.

Realmente a Artemia é indispensável na alimentação de seu Betta e seus nauplios são exenciais na alimentação dos filhotes em sua fase de crescimento.

No próximo artigo irei ensinar a minha maneira de eclodir cistos de artemias salinas, uma maneira caseira, muito fácil de se fazer e de alimentar os filhotes.

Fonte: Wikipedia
          foroantiguo.infojardin.com/showthread.php?t=1...

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

<::BLACK DRAGON HM PK::>

Boa noite Amigos!!! Venho postar mais um filhote de 60 dias da minha ninhada de Dragons.
Esse é um Black Dragon HM PK - Encontra-se DISPONÍVEL

!!VENDIDO!!


Cód. FTB BD001

!!VENDIDO!!

Abaixo segue o Video do FTB BD001 postado em foto acima.



Interessados é só entrar em contato pelo email ftbettas@gmail.com para efetuarmos um bom negócio.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

::- CULTURA INOCULANTE - VERMES DO VINAGRE

Amigos,

Depois que postei como cultivar vermes do vinagre, muitos me enviaram email perguntando se eu não venderia a cultura. Portanto atendendo a pedidos, estou disponibilizando a cultura inoculante.



Interessados, favor enviar-me email para ftbettas@gmail.com solicitando a cultura.

::..PROMOÇÃO FTBETTAS..:: "Na compra de qualquer casal de bettas, se for do interesse receber a cultura inoculante de vermes do vinagre, favor solicitar o envio da cultura, pois enviarei como  brinde, sem custo adicional."

BETTA RED DRAGON PLAKAT

Olá pessoal, segue abaixo foto e video de mais um filhote Red Dragon Pk disponível para venda.



Cód. FTB RD007

Segue abaixo Video do mesmo Betta postado em foto acima.





Interessados é só me enviar um email para ftbettas@gmail.com e garanto fazer um bom negócio.

Abraços!!!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

--::-- DARK RED DRAGON --::--

Amigos

Segue video de um filhote Dark Red Dragon - Geno Black Dragon.

Filhote com 60 dias.




Interessados, entre em contato.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

"::" CULTIVANDO VERMES DO VINAGRE "::"

Esse Blog vem também com o intuito de ajudar a todos que estão iniciando nesse Hobby, como tb mostrar técnicas que utilizo no manejo, na reprodução, no cultivo de alimentos vivos, entre outros.

Como a principal dúvida de todos que iniciam com a criação de Bettas é realmente como alimentar os filhotes, segue aqui como cultivo vermes do vinagre que são uma ótima medida para alimentação dos filhotes nas primeiras semanas de vida.

CUIDADOS BASICOS COM A CULTURA DE VERMES DE VINAGRE

Nome cientifico: Turbatrix aceti (Anguillula aceti)
São minúsculos vermes(1 a 2 mm) que felizmente se mantêm vivos em água doce por bastante tempo. Mas em água doce apenas vivem, mas não se reproduzem.

Vivem muito mais tempo em água doce que os micro-vermes e para cultivar dispensam cuidados resistindo por muito tempo caso se esqueça da cultura, não precisando abrir para troca de ar nem repor alimentos com freqüência.

Existem muitas maneiras de preparo, cado criador com a sua, mas eu vou descrever uma forma bem simples e pratica que uso e tenho bons resultados.

Materiais necessários p/ cultura de vermes do vinagre:



a) Cultura inoculante;
b) Recipiente de vidro ou plastico grande, com tampa (vidro de palmito, maionese, ou outro de boca larga);
c) Vinagre de maçã;
d) Maças Frescas;
e) tela de 180 a 200 fios em armação, para coleta e lavagem  e meia calça 3/4 para tampar o pote, servirá como proteção para não entrada de intrusos;
Obs: Será necessário também água limpa ( de preferência fervida antecipadamente e fria) Eu uso agua normal com anticloro;


Montando a Cultura: (1º passo):


Acrescente 750 ml de vinagre de maça no recipiente escolhido.

Como mostra a figura ao lado, utilizei um pote plástico de 2 litros que encontra-se em lojas de 1,99 a preço bem baixo.
 
 
 


Montando a Cultura: (2º passo) :
 

(a) Pote com 750 ml de vinagre de maçã;
(b) Cortar em pedaços 2 maças pequenas;
(c) Retirar as sementes;
(d) Acrescentar os pedaços de maçãs no pote junto ao vinagre;
(e) Foto de como ficam os pedaços de maças no vinagre;
 
 
 
 
 


Montando a Cultura: (3º passo) :
 

(a) Acrescente 500ml de agua sem cloro junto ao vinagre e às maçãs;
(b) Foto da cultura pronta com a mistura;
(c) Coloque no centro das maçãs a cultura inoculante;
(d) Foto da cultura inoculante já em banho maria na mistura e essa deve ficar ai pelo menos 30 min para equalizarmos a temperatura entre a cultura inoculante e o meio de mistura;
(e) Foto de 3 culturas aguardando equalização de temperatura entre o inóculo de vermes com o novo habitat;





Montando a Cultura (4º passo):


(a) Abra a cultura inoculante e acrecente um pouco na mistura dentro da cultura e aguarde pleo menos 5min, repita essa operação pelo menos 3x, isso tb se torna essencial, já que além da temperatura ter que se equalizar, temo que equalizar tb o PH entre os meios;
(b) Apos equalizarmos o PH, é hora de protegermos a cultura com a meia fina 3/4;
(c) Foto da cultura protegida;
(d) Agora e hora de tamparmos a cultura. Deve-se apenas colocar a tampa e não rosquea-la;
(e) Foto da cultura de verme do vinagre pronta;




Vejam 03 culturas prontas e com etiquetas contendo a data. É importante colocar a data, pois somente após 15 dias é que vc terá vermes suficiente para a primeira colheita.

E tb a data servirá para vc saber quando será a hora de ressemear a cultura, pois com o tempo a cultura vai se esgotando.



Como colher os vermes do vinagre e prepara-los para servir aos filhotes:


(a) Abra a cultura e passe o punça 200 fios pelo meio da cultura;
(b) Lave o punça em agua corrente para retirar a acidez dos vermes;
(c) coloque - os em um recipiente com agua sem cloro e depois é só servir ao alevinos;
 






Com o tempo as maçãs vão ficando digeridas (com aspecto amolecido) e deve-se colocar nova porção, ou ressemear uma nova cultura.
E quando perceber que não estão rendendo muito convém iniciar uma nova cultura, e em pouco tempo elas tem uma nova explosão de crescimento.

Como todo verme branco são constituídos de maior quantidade de lipídios (gordura) que tem função energética e para que nutricionalmente funcionem bem devem ser asssociados a alimentos vivos mais protéicos como daphnias, moinas, alonas, e depois que alevinos crescerem mais até com nauplios de artemia (estes mais ricos em proteína mas pobre em lipídios) Os lipídios fornecem energia ao corpo, enquanto que as proteínas fornecem aminoácidos importantes ao crescimento.
 
Espero ter tirado dúvidas com relação a esse cultivo, espero ter ensinado aos iniciante a manter uma cultura para alimentar os alevinos e qualquer dúvida contate-me pelo ftbettas@gmail.com
 
Fontes: http://www.bettabrasil.com.br/ e http://www.sunshinepiscicultura.com.br/
Agradecimentos: Márcio Araujo e Max Wagner
Fotos: Fernando Toloto

domingo, 18 de outubro de 2009

..:: DARK RED DRAGON PK - Geno Black Dragon::..

Separei mais um filhote dos muitos disponiveis que tenho, segue um Dark Red Dragon, filho de BD, muito bom, com cores firmes e esse Betta está sensacional.


Cód. FTB RD005

No ato das fotos, como esse filhote de 60 dias estava todo todo, resolvi então filma-lo também e postei o veideo na coluna de meus videos, é só acessar e assitir 1min dos movimentos desse maravilhoso Betta. Abaixo segue o link do video.


Abraço a todos e já sabem, interesses é só entrar em contato pelo email ftbettas@gmail.com e negociaremos.

::: BETTA RED DARK DRAGON :::

Segue mais 01 filhote Disponível para venda.


Cód. FTB RD 002

Filhote com apenas 60 dias de vida. Hiper Ativo e a armadura já se encontra bem mais fechada e completa do que o dia em que foi tirada essa foto - Vale a pena.

Interesse é só me enviar um email e com certeza faremos um bom negócio.

Abraço a todos e bom Domingo!!!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

3º Encontro Betta Brasil de Criadores Hobbystas de Peixes Ornamentais

No ultimo sábado dia 10/10/2009 aconteceu em Campinas/SP o 3º Encontro Betta Brasil de Criadores Hobbystas de Peixes Ornamentais e como não podia ser diferente, foi um suceeso superando todas as expectativas com relação ao número de criadores e familiares que compareceram no local do evento e também pelo envolvimento, alegria e descontração de todos os presentes no evento.

Estiveram presentes neste encontro: Américo Campos, André Jardine, Bolivar Nogueira, Bruno Jorgino, Edson Furian, Elias Abdalla Jr., Jean Zampieri, José Teixeira, Homero Ferreira e Marcio Araujo; e respectivos familiares/acompanhantes.


Mesmo com as distâncias geográficas, não houve barreiras para que estivessem presentes criadores como: Adriano Góes (Ribeirão Preto/SP), Eduardo Dragonetti (São Paulo/SP), Fernando Toloto (Bragança Paulista/SP), Luciana Manolio (Guarulhos/SP), Marco Pintaudi (Limeira/SP), Matheus Toloto (Mogi Guaçu/SP), Rogério Hebling (Rio Claro/SP) e Vitor Chevitarese (Miguel Pereira/RJ).

Meus parabéns a todos que enfrentaram a estrada e estiveram presentes no evento, pois realmente foi um sucesso e agradeço a todos pela amizade que cultivei nesse dia.

Deixo aqui meu agradecimento especial ao Márcio Araújo pela dedicação e organização do evento. foi muito positivo e que coninuemos sempre assim, nos encontrando e trocando diversas experiências para que a cada dia possamos engrandecer ainda mais nosso hobby.

Acessem http://www.bettabrasil.com.br/ e vejam todas as fotos do evento. Abaixo segue apenas algumas.


















Não deixem de acessar http://www.bettabrasil.com.br/ e vejam as fotos completas do evento;

Abraço a todos e nos vemos no próximo encontro.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Super Red OHM a venda

Segue mais um Super Red disponivel para venda.

 VENDIDO
21/10/2009


Cód. FTB SR 001

VENDIDO
21/10/2009

Interessados enviar um email para ftbettas@gmail.com

Dragons a Venda

Segue abaixo 2 filhotes jovens que estão diponíveis para vendas.
Interessados, favor enviar-me um email.

VENDIDO


Cód. FTB BDM 001 - VENDIDO



Cód. FTB RD 001


Filhotes com 60 dias, ativos e super saudáveis.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Super Red a Venda

Segue um Super Red OHM que está disponível para venda, apesar de não estar muito armado na foto, é de um padrão muito bom e cores intensa.

Trata - se de um filhote com 90 dias e já fazendo ninho.

VENDIDO



VENDIDO

Cód. FTB SR002

Interessados é só me enviar um email. Tenho tb casal no mesmo padrão e preços bem convidativos para o trio.

domingo, 4 de outubro de 2009

CADASTRO BLOG **FTBettas**



Olá Amigos Criadores, Hobbystas e Amantes do Peixe Betta e demais que frequentam o meu Blog.

Notem que ao lado direito inclui um local onde agora todos podem deixar seu email para que fiquem inscritos em meu blog, pois assim, podem receber atualizações, notícias, comentários, entre outros que postarei no blog e automaticamente será enviado ao email do cadastro.

Lançarei também algumas promoções no blog e é claro quem estiver cadastrado receberá isso com antecedência e poderá sair na frente para ganha-la.

Todos que estiverem cadastrados e forem meus seguidores tb terão algumas vantagens na compra de exemplares, tais como, descontos e brindes especiais.

Cadastrem imediatamente e usufluam das próximas promoções.

Abraço a todos e agradecido pelos acessos.