domingo, 22 de novembro de 2009

Estou iniciando uma nova sessão no blog, a de doenças e seus tratamentos. Vou mostrar algumas das infermidades ocorridas em Bettas e seus respectivos tratamentos.

Para iniciarmos então, vamos falar não sobre doenças, mas sobre as folhas de amendoeira que muitos criadores utilizam como bactericida, fungicida entre outras, para tratamento de inumeras infermidades;

Esta planta é conhecida popularmente no Brasil por vários nomes, de acordo com a região ela pode ser chamada de Castanheira, Castanheira Portuguesa, Castanha da ìndia, Castanhola, Sete Copas, Chapéu de Sol e possivelmente outros nomes. Ela foi introduzida no Brasil pelos Portuguêses trazida da Índia no período de colonização do nosso país, adaptou-se perfeitamente aos diversos climas do nosso gigante e hoje se ninguém falar nada muita gente vai continuar pensando que ela é nativa, mas não é, é uma planta exótica. No exterior o nome mais comum é Indian almond leaves mas não é difícil ver a planta sendo chamada de folhas milagrosas ou folhas mágicas.


Foto da árvore "Amendoeira"

Esta planta é hoje em dia alvo de diversas pesquisas farmacêuticas, um dos metabólitos presente em suas folhas já foi identificado como bactericida e fungicida entre outras possíveis plicações inclusive contra o câncer. Ela é usada na medicina popular da Ásia a séculos e além disso é usada como tônico e coadjuvante no tratamento de peixes ornamentais, este segredo foi guardado por muito tempo pelos orientais e com o advento da internet essa informação finalmente vazou, embora pessoas mais informadas já tenham ciência do uso destas folhas no oriente, aqui no Brasil ainda não se tem conhecimento, pelo menos não foram divulgados, da aplicação prática na criação e manutenção de peixes ornamentais.




Folhas da Amendoeira

As folhas "mágicas" da Amendoeira (Terminalia catappa L.) são usadas como tônico e coadjuvante no tratamento de peixes ornamentais. Notadamente por criadores de Bettas splendens.

Estudos indicam que estão presentes em suas folhas elementos com propriedades bactericidas, fungicidas e parasiticidas. Estimulam a reprodução dos peixes, intensificam suas cores e os acalmam.

Entre as qualidades que hoje podem ser encontradas testemunhadas em sites e fóruns das mais variadas nacionalidades estão:

• Estimulante da reprodução;
• Alto poder antifúngico;
• Alto poder antibactericida;
• Alto poder antiparasiticida;
• Intensificação das cores dos peixes;
• Melhoraria da saúde geral dos peixes;
• Baixa o PH;
• Simular condições de águas escuras (Black Water).



Foto da folha seca após alguns dias.

As folhas secas da Terminalia catappa são amplamente utilizadas por criadores de Bettas. As folhas são usadas secas na proporção de 1 folha para cada 15 galões, o que em litros dá 1 folha para cada 56L mais ou menos.
Com tantas qualidades e tantas referências positivas fico imaginando por que o Brasil que tem essa planta de norte a sul não há referências do seu uso ou experimentação.


Para usar a folha recomenda-se as colher ainda verde e secá-las a sombra, isso evita que juntamente das folhas secas coletadas no chão sejam introduzidos no aquário agentes contaminantes que aproveitam a morte da folha para se instalar, obviamente o poder de defesa da folha é muito maior quando ela ainda está viçosa e saudável em seu galho. Após a coleta as folhas devem ser lavadas e dispostas para secagem, após a secagem basta dispô-las na Betteira. Vale lembrar que a folha, como mencionado acima, tingirá a água de uma coloração amarelada cor de chá, então se você não aprecia a coloração, esteja avisado.
"Efeitos esperados"

Espera-se que os peixes reajam exibindo todo seu vigor, tenha baixa suscetibilidade a infecções e tenham suas cores intensificadas, estes são os efeitos gerais associados ao uso das folhas. Na reprodução é esperada diminuição e até ausência de ovos fungados (ovos brancos) bem como um aumento no número de alevinos sobreviventes aos primeiros dias.

"Modo de Uso"

Cada folha pode tratar até 56L (10G) de água. Simplesmente coloque a folha inteira no seu aquário ou qualquer recipiente com água e a deixe lá por pelo menos 5 dias ou até 10 dias para obter melhores resultados. A água irá gradualmente tornar-se cor de chá nos dias subseqüentes, primeiro uma cor suave intensificando com o decorrer da aplicação. Se você tem um recipiente com menos de 56L pode-se aplicar as folhas em separado e ir diluindo a solução no recipiente que se quer tratar, mas pode-se ainda diminuir a proporção das folhas em relação ao conteúdo do recipiente. As folhas devem ser removidas após 10 dias de uso visto que todas as suas propriedades benéficas como o ácido taninico já foram liberadas no tanque.

Para pequenos recipientes, como betteiras de criação, pode-se usar um recorte da folha de uns 3.5 a 7cm2 adicionado diretamente ao recipient deixando-o lá por pelo menos 3 dias ou cinco para melhores resultados. O tratamento da água com as folhas da Terminalia catappa diminuem a necessidade de trocas desses recipientes de várias em uma semana para uma por semana, mesmo assim não se deve deixar de fazer trocas.

Ficou curioso e vai tentar? Ótimo, espero ter indicado uma forma barata e eficaz para tratamento de algumas doenças que podem atacar nossos Bettas.

><((((º> FTBettas <º))))><


Fontes: http://www.bettabrasil.com.br/
Fotos: Fernando Toloto (FTBettas)

domingo, 15 de novembro de 2009

::.Novos Red Dragons disponíveis pra Venda.::

Domingo, dia de fazer aquela faxina na estufa e aproveitei para separar 56 filhotes da minha ninhada de Black Dragon macho com fêmea Yellow Dragon. São filhotes saudáveis e bem desenvolvido, apresentam ótima armadura e ótima abertura de cauda. os filhotes estão com 85 dias.



"Foto dos 56 filhotes que foram enjarrados para venda"

Bom, fica aqui o meu convite para negociarmos, qualquer interesse em dragons, entre em contato pelo email ftbettas@gmail.com que envio fotos individuais desses dragons para negociarmos.

Mas fiquem atentos ao blog, pois ao longo da semana vou postanto as fotos individualizadas de cada filhote separado para que visualizem melhor o peixe. Postarei no orkut também.

Sds a tosdos!!!

Fernando Toloto
><((((º> FTBettas <º))))><

Fotos: Fernando Toloto

sábado, 14 de novembro de 2009

><((((º> Vermes do Vinagre <º))))><

A exatamente 25 dias atrás, em 19/10/2009 postei aqui no blog uma forma clara de se cultivar vermes dos vinagre. Estava aqui cuidando dos meus Bettas e notei as maças da cultura caidas ao fundo da cultura, então resolvi olhar e caso elas estivessem se decompondo, eu as troco e também refaço uma outra cultura. Aí resolvi tirar 2 fotos e mostrar como a cultura fica após 25 dias da colocaçao do inóculo.


Notem essa camada branca sobre a superficie do vinagre e também se fixando na parete do pote, isso tudo são muitos e muitos vermes do vigra já se reproduzindo e povoando a cultura como um todo. Hora de colher e oferecer aos bettas.

Muitos de nós passamos novamente pelo apagão, ou pelo menos um apagão de várias horas. Eu pelo menos perdi meus nauplios que estavam sendo eclodidos e então utilizei os vermes do vinagre para não deixar meus betinhas com fome.

Não tenho microscópio para tirar uma foto ampliada do verme, mas tentei com minha camera mesmo e sinalei com uma reta onde estava o verme após eu ter coletado e colocado eles em um pote plastico. Então cheguei com a lente bem próxima e fotografei em uma macro alguns vermes que estavam por ali naquele momento. Reparem bem na ponta de cada reta e verão uma larvinha branca, esse é o famoso verme do vinagre.


Foto macro dos vermes, eles estão na ponta de cada reta.

Espero ter esclarecido como são os vermes e como eles são importantes para nossos Bettas, como alimento e na fase de crescimento de nossos alevinos.

Abraços e bom fim de semana a todos.

><((((º> FTBettas <º))))><

Fotos: Fernando Toloto (FTBettas)


sexta-feira, 13 de novembro de 2009

:::Visitantes - Estufa FTBettas:::

Pessoal, hoje tive o enorme prazer em receber na minha humilde residência o meu Amigo Edilson, eles também está iniciando o manejo e criação de Bettas.

Sinto-me lisongeado em poder fazer parte desse inicio, não só dando dicas, mas fornecendo as matrizes para esse inicio ao Hobby.

Edilson carregou aqui em meu humilde cantinho, onde cuido dos meus Bettas, 2 casais de Super Red OHM. Tenho certeza que será um belo inicio.



Edilson seja bem vindo ao nosso Hobby.

Edilson montou um sistema com bateria de betteiras, contendo filtro externo, UV e troca de agua automática feita por bomba externa.
Ficou muito bom o sistema e muito profissional, faço questão de fotografar e divulgá-lo aqui no blog.




Parabéns Edilson, vc merece por sua dedicação com os Bettas.

Sei que fica dificil qualquer tipo de locomoção, em função de distâncias, tempo, etc. Mas deixo aqui novamente o convite em aberto a todos frequentadores desse blog a vir visitar meu cantinho onde cuido de meus bettas.

..::FTBettas::..

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

..´´Invertebrados``..

Venho através deste post apresentar-lhes, minha nova equipe de trabalho da Estufa, vieram para compor a equipe de limpeza dos aquarios de alevinos, ou seja, serão responsáveis pela coleta dos restos de comida dos betinhas. Eis abaixo minnhas novas amigas...:



"Minhas Ampulárias"

Mas como esse Blog tem por finalidade explicar e informar de forma simples tudo relacionado ao Hobby, muitos podem estar perguntando o que vem a ser uma "Ampulária" - Eu também fiz esse questionamento ao meu grande amigo Márcio (www.bettabrasil.com.br) e recebi aquele fantástico esclarecimento que todos já conhecem a educação e o profissionalismo do Márcio. Pois bem, vou tentar descrever abaixo um pouco sobre esse incrivel invertebrado de forma simples e objetiva:

As Ampulárias são conhecidas por vários nomes, Corbículas, Caracol da maçã, na verdade Ampullariidae é uma família de caracol, essa família se divide em gêneros no qual o mais conhecido por nós são os do gênero Pomacea. As normalmentes encomntrada nas lojas são, a Pomacea Bridgesi, Pomacea canaliculata e Pomacea paludosa. Os ampularídeos do gênero Pomacea estão entre os mais populares moluscos dulcícolas encontrados no aquarismo ornamental. 
As ampulárias são encontradas na natureza em lagos, pântanos e alagadiços das regiões tropicais de subtropicais de todo o mundo, principalmente na América do Sul, América Central, centro-sul da África e sudeste asiático. Normalmente são águas com pouca correnteza e oxigenação, o que favoreceu o desenvolvimento do sifão respiratório e da respiração dupla. Como os habitats onde vivem as ampulárias localizam-se em regiões com estações secas e chuvosas, tais lagos e alagadiços podem vir a secar, expondo as ampulárias à total ausência de água. Para "driblar" essa situação adversa, os ampularídeos desenvolveram um opérculo córneo, feito principalmente de queratina, que permite que o animal permaneça com sua concha firmemente fechada, evitando assim a perda excessiva de umidade. Em seu habitat natural, na época da estiagem, o ampularídeo fecha sua concha com o opérculo, enterra-se total ou parcialmente na lama e entra num estado de "hibernação", até que as condições melhorem. O opérculo também é muito útil para que a ampulária defenda-se de eventuais predadores. 

Todos os ampularídeos possuem algumas características em comum:
  • Sexo separado: ao contrário do que muitos pensam, ampularídeos não são hermafroditas; essa "lenda" provavelmente se deve ao fato da fêmea poder estocar o esperma do macho por um período que pode se estender por semanas ou meses;
  • Postura de ovos acima da coluna d’água, com exceção do gênero Marisa.
  • Respiração branquial e pulmonar;
  • Presença do opérculo;
  • Sifão respiratório. um órgão localizado no lado esquerdo, mais precisamente no lóbulo nucal na entrada da concha do ampularídeo, que quando contraído forma um tubo flexível. Isso permite que as ampulárias possam renovar o ar de seus pulmões continuando submersas, o que é muito vantajoso, visto que são muito vulneráveis quando fora d'água.
  • Longos tentáculos labiais.
  • Tendência a hábitos noturnos e fotofobia.


Pomaceas são animais surpreendentemente resistentes. Elas conseguem sobreviver em águas com níveis de poluição, amônia e nitritos praticamente absurdos, que a grande maioria dos peixes e invertebrados não conseguiria resistir por muito tempo. No entanto, pomaceas não são "invencíveis", e podem vir a desenvolver doenças e morrer prematuramente se não forem mantidas em condições no mínimo respeitáveis para garantir sua qualidade de vida. Isso significa água limpa, manutenção regular, trocas parciais de água frequentes, estabilidade dos parâmetros, etc. Como esses parâmetros eu pelo menos tento deixar em dia nos meus aquarios de filhotes, as Pomaceas acabam sendo beneficiadas também. Ampulárias são relativamente fáceis de alimentar. Contudo, deve-se oferecer uma grande variedade de alimentos a fim de garantir a qualidade de vida do animal e sua longevidade, bem como evitar doenças. Pomaceas em geral irão preferir uma dieta vegetariana, portanto verduras e legumes como cenoura, alface, batata, pepino, etc, serão bem recebidos. Entretanto, as pomaceas são onívoras e necessitam de alimentos de origem animal como fonte de proteínas. Para satisfazer tal necessidade, pode-se oferecer também ração para peixes e comida congelada. Eventualmente as pomaceas podem alimentar-se de ovos, vegetais em decomposição, ou ainda cadáveres de peixes e invertebrados.
Por isso muitos criadores utilizam esses animais como mão de obra para limpeza do aquario, na verdade, as Ampulárias não limpam aquarios, elas apenas se alimentam do excesso de alimento que os filhotes acabam deixando e isso impede a produção d e amônia e outros fatores indesejáveis para água.


Olha a minha menina dando um passeio pelo Aquario


Olha o doido do filhote de Black Dragon perto da boca da Ampulária, mas Ampulárias são da Paz, não se atreveu a devorá-lo , rsrsrsrsr.


E finalmente elas trabalhando na caixa onde tenho uma ninhada linda de Black Copper.

Bom, espero ter mostrado um pouco sobre esse lindo animalzinho que agora também faz parte de meu hall de cuidados e bons tratos. Prometo pesquizar mais sobre esse tipo de invertebrados e futuramente quem sabe postar um artigo mais completo sobre o assunto.

::FTBettas::

Crédito: Flávia Regina Carvalho, publicação fevereiro de 2004
Fotos: Fernando Toloto ( ::FTBettas::)
Ilustração: AquaBrasilis

terça-feira, 10 de novembro de 2009

...::: "COMO ECLODIR CISTOS DE ARTEMIAS":::...

Publiquei recentemente uma descrição básica sobre a Artemia Salina como sendo um dos maiores e mais importantes alimentos para os Bettas, por isso venho nesse momento escrever sobre como eclodir o cisto da artemia obtendo os nauplios para a alimentação dos alevinos. Os cistos de artemia, são a forma de resistência da Artemia Salina, sem dúvida alguma, os náuplios de artêmias salinas, recém eclodidos de seus cistos, são sem dúvida alguma o grande alimento preferido dos criadores brasileiros.

Existem criadores que oferecem os náuplios de artêmias, logo após o saco vitelino do alevino estar esgotado, mesmo sabendo que nem todos os alevinos irão conseguir se alimentar deles, por serem grandes para algumas das pequenas bocas. Como já disse inumeras vezes, além da literatura, vou descrever as minhas preferências, pois bem, eu prefiro introduzir os náuplios aproximadamente na segunda semana de vida do alevino, pois na primeira eu os alimentos com vermes dio vinagre que por sinal anteriormente publiquei um artigo descrevendo a minha metodologia de criá-los.

Para eclosão diversos métodos podem ser utilizados, mas vou descrever o método que venho utilizando e que me dá um resultado satisfatório e é de forma artesanal e bem simples, muito fácil e que todos podem conseguir também.

1º Passo -  Comprar cistos de boa qualidade, os cistos podem ser encontrados com criadores, lojas de produtos para aquarismo, etc. ( Para os meus clientes eu disponibilizo o cisto para venda).



Foto da minha ultima compra de Cistos


Ops!!! Foto do meu ajudante nº 1 - esse tem futuro com os Bettas, como ele ajudou a descarregar os cistos, exigiu que seu trabalho fosse divulgado....rsrsr

2º Passo - Montar uma Artemeira, ou seja, o recipiente que fará a eclosão dos cistos. Existem vários projetos artesanais de artemeiras, uma que gosto e indico é citada no site do meu Grande amigo Márcio, o http://www.bettabrasil.com.br/, mas abaixo segue a foto de minha artemeira:


Minha Artemeira - simplesmente um vidro de 2,5 litros, aqueles vidros de colocar doces ou balas.

3º Passo - Agora vamos a metodologia, ou seja, a receita do bolo: Abaixo segue as fotos da preparação da água e do cisto para a eclosão passo a passo:



Colocar 2 litros de agua isenta de cloro (a) e acrescentar 4 colheres de sopa se sal (b) (eu uso sal de cozinha mesmo). Após a agua estar com o sal, acrescentar o cisto de artemia, note que os meus citos estão guardado em um isopor (c), isso é para evitar a umidade. A quantidade de cisto vai ser de acordo com o tamanho de sua ninhada, vc mesmo terá esse feeling para determinar quanto cisto eclodir (d).



Após a inclusão dos cistos, temos que colocar a aeração (e). Eu uso uma bomba aeradora de 2,5W e um difusor duplo para duas saidas, ou seja, que alimenta com ar as duas artemeiras, juntamente com uma pedra porosa para borbulhar a agua salobra. Afinal os nauplios só eclodirão se haver essa aeração e quanto mais forte melhor.
Ops!!! Pausa novamente, após a colocação da pedra, temos que dar uma ajudinha com uma colher para misturar os cistos com a agua mais rapidamente, ai é um trabalho para o meu ajudante que exije sua aparição. (f)
Após estar aerando a agua, eu tampo a boca do pote com uma meia (g), isso é apenas para não respingar água salobra no móvel que se encontra perto da artemeira, pode estragar o móvel. Finalmente as duas artemeiras finalizadas eclodindo nauplios (h).

Muitos colocam um aquecedor na agua, pois com a temperatura mais alta os nauplio eclodirão com maior rapidez, normalmente demora-se 24 horas para eclodirem estando com aquecedor. No meu caso, não coloco aquecedor, portanto demora um pouco mais, em torno de 36 horas. Note que uma das artemeiras tem menas agua do que a outra (foto h), isso é porque eu coloquei uma com 1,5 dias antes da outra, esse intervalo é justamente para que eu tenha sempre nauplios a disposição de meus filhotes.

4º Passo - Agora vamos explicar como coletar os nauplios para servir aos filhotes:



Coloca-se o pote próximo a luz (i), as cascas do ovo subirá à superfície e os nauplios ficarão ao fundo do pote. Através de Sifonamento com uma mangueirinha eu retiro os nauplios do fundo e os coloco em um pote menor (j), detalhe: retiro apenas o que vou servir naquele momento. Para a coleta utilizo um punça de nylon 77 fios (k), que pode ser encontrado em casas de silk screen. Após a coleta, coar no punça e lavar os nauplios em agua corrente, pois temos que tirar o sal da água antes de servoir aos filhotes e ai pronto, temos os nauplios para servir (l).

5º Passo - Alimentar os filhotes:



Após lavar os nauplios, temos que coletá-los com uma pipeta plástica, essas que vendem em casas de instrumentação cirurgica ou artigos para laboratórios (m) e servir aos alevinos como demonstra as fotos (n), (o) e (p). Lembre-se que devemos colocar apenas o necessário, pois todo exesso irá prejudicar os alevinos, pois diminui a qualidade da água. Caso colete muitos nauplios e acabe sobrando, nada de jogá-los fora, pode dar aos bettas adultos, pois eles comem também.

E finalmente o grande resultado após o banquete. Um lindo filhote de Black Dragon PK com 20 dias de vida com a barriga cheia de nauplios e Feliz da Vida!!!




Bom espero ter esclarecido de uma maneira prática como fazer a eclosão de nauplios de artemias salinas, pois com esse alimento, seus alevinos crescerão fortes e saudáveis como nunca.

Onde Comprar:

Cistos de artemias, punça de nylon e pipetas plasticas
           http://www.ftbettas.blogspot.com/
           http://www.bettabrasil.com.br/

Publicado por: Fernando Toloto
Fotos: Fernando Toloto
Agradecimento: Marcio (Betta Brasil) e Max Wagner (Sunshine Piscicultura)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Visitantes

Olá queridos amigos, Inauguro aqui mais um espaço em meu blog, o de VISITANTES em minha Humilde Estufa adaptada em um dos quartos de minha residência.

Esse espaço será dedicado aos meus amigos, clientes e visitantes que estiverem presentes em minha residência visitando o trabalho que venho desenvolvendo com meus Bettas.

Hoje 07/Nov/2009 recebi a visita de Theófilo e Simone (Bragança Paulista/SP), meus padrinhos de casamento e acima de tudo meus grandes amigos, são pessoas maravilhosas de um coração imenso, estiveram acompanhando os trabalhos e aproveitaram para levar para o seu lar um RED DRAGON PK e um SILVER DRAGON PK, ambos fruto de minha criação. Que esses Bettas levem muita paz e muita alegria a eles e que eles gostem cada dia mais desses seres maravilhosos que são os Bettas.


  Theófilo & Simone

Obrigado ao Theófilo e a Simone pela visita e aproveito aqui para deixar a todos o convite para quem quizer conhecer a minha criação, fique a vontade, me mande um email para agendar a visita.

Fernando Toloto ( **FTBettas** )

Foto: Fernando Toloto

domingo, 8 de novembro de 2009

Foto Filhote Black Dragon

Pessoal, achei essa foto bárbara e gostaria de dividi-la com vcs que me acompanham nesse blog.

Trata-se de 03 mosqueteiros filhotes de Black Dragon com 20 dias de vida.



Foto tirada na hora do rango com nauplios de artemias salinas.

Foto: Fernando Toloto ( Criação **FTBettas**)

Black Copper

Grande amigos, apresento-lhes minha bela ninhada de Black Copper.

Não deu para contar, perdi a conta de quantos tem - rsrsrsrs






Esses filhotes estão com 20 dias apenas de vida. Eles prometem muito.

Fotos: Fernando Toloto ( Criação **FTBettas** )

Novas Ninhadas sendo preparadas

Olá amigos seguidores desse Blog.

Com o intuito de aumentar o plantel de ninhadas, hoje resolvi preparar mais 03 casais para cruzarem e em breve termos novidades: Veja o que teremos em Breve!!!


Macho Steel Blue HM x Fêmea Royal HM


Casal de Super Black PK


Casal de White Opaque OHM

Então em breve teremos novidades em meu plantel de filhotes disponíveis.

Fotos: Fernando Toloto ( Criação **FTBettas** )

terça-feira, 3 de novembro de 2009

::“Água”:: Mais Vida para o seu Betta.


Nós sempre nos preocupamos com o que vamos alimentar os nossos animaizinhos de estimação, seja um pássaro, um cão, um gato e até mesmo um peixe. Por isso vamos às lojas e compramos a melhor ração, a melhor papinha quando filhote, etc. Ai quando menos se espera nos vemos comprando um bom aquário, uma boa cama ou casa para o cão e o gato, um bom viveiro ou boa gaiola para o pássaro, isso significa que estamos nos preocupando com o Habitat do nosso animalzinho.

Pois bem com o Betta não é nada diferente, além de nos preocuparmos com a alimentação dele, temos que nos preocupar com o meio em que ele viverá e esse meio não se trata de apenas ter um aquário com espaço, o essencial é e sempre será a qualidade da água.

A água é um solvente universal em nosso planeta. Assim, qualquer agente patogênico (que cause doença) se difunde nela com rapidez, e os peixes vivem nesse ambiente em contato direto com esses agentes. Os peixes têm um sistema imunológico que os defende de muitas agressões, mas não de todas, e principalmente não durante todo o tempo. Eles produzem excreções como fezes, urina, amônia, e nadam num meio em que isto tudo está dissolvido.

À medida que o nível desses poluentes vai crescendo, os problemas vão aumentando. Por isto é tão importante evitar a superpopulação, fazer trocas parciais de água, a boa filtragem, a sifonação do fundo, o controle dos parâmetros físico-químicos, etc.
Por isso, talvez em primeiro lugar venha a qualidade da água e depois a alimentação balanceada para que ele viva com saúde, pois existe uma diferença enorme em viver e sobreviver. O que vejo muito em email que recebo, são Bettas sobrevivendo, por isso defendo a idéia de que uma garrafa pet cortada é uma mansão para o Betta desde que se tenha uma bela água dentro dessa pet, pois ai ele viverá em um meio onde se sinta confortável.

Portanto inauguro hoje uma nova sessão (“DICAS”) em meu blog onde estarei escrevendo a respeito do Betta, ou seja, como mantê-lo confortável e bem para que ele tenha saúde, vou escrever sempre usando a literatura e a minha maneira de manejo com os Bettas, cabe ao leitor seguir o que Le achar mais prudente, afinal a minha intenção é ajudar da forma mias fácil o manejo e os cuidados com o Betta.


"TROCA DA AGUA"
Troque a água da betteira pelo menos uma vez por semana. O ideal é de 3 em 3 dias, para evitar o ataque de bactérias na cauda do betta. O ideal é tocar 30% da água e o procedimento é bem simples, retirando 70% da água que esteja em cima e colocando o betta dento dela e depois retire o restante (30%) junto com a sujeira, lave bem a betteira e recoloque o betta junto com os 70% de água. Agindo dessa forma vc evitará choque de PH, mas cuidado com a temperatura, pois quando unir as águas, a temperatura deverá ser a mesma.
Apesar de eu não usar a redinha para retirada do Betta, o ideal é usar a redinha para evitar o stress do peixe, eu não gosto da redinha, porque pode ser que eu a use em um betta doente e isso posso afetar os demais, por isso utilizo as mãos, mas não aconselho para pessoas sem experiência, pois poderá machucar o seu peixe.

A água deve ser desclorada e descansada. Cuidado com o cloro. Caso não tenha água descansada, use um anti-cloro na proporção indicada pelo fabricante. Eu utilizo o Aqualife da Tetra porque ele possui componentes em sua formulação que preserva a mucosa do peixe.
A temperatura deve ser de 25 a 27 graus, especialmente no inverno, quando deve ser utilizado um aquecedor apropriado. Com a alta na temperatura do peixe, o seu metabolismo aumenta e previne contra o aparecimento de doenças. Use um teste de PH. É bom saber qual o nível do PH para que seu Betta permaneça em uma água agradável para ele.

Mantendo uma água saudável, pode ter certeza que vc manterá o seu Betta assim também, sempre gozando de boa saúde.

                     ..::FTBettas::..
Foto: Orange Dragon pertencente ao plantel de FTBettas