terça-feira, 3 de novembro de 2009

::“Água”:: Mais Vida para o seu Betta.


Nós sempre nos preocupamos com o que vamos alimentar os nossos animaizinhos de estimação, seja um pássaro, um cão, um gato e até mesmo um peixe. Por isso vamos às lojas e compramos a melhor ração, a melhor papinha quando filhote, etc. Ai quando menos se espera nos vemos comprando um bom aquário, uma boa cama ou casa para o cão e o gato, um bom viveiro ou boa gaiola para o pássaro, isso significa que estamos nos preocupando com o Habitat do nosso animalzinho.

Pois bem com o Betta não é nada diferente, além de nos preocuparmos com a alimentação dele, temos que nos preocupar com o meio em que ele viverá e esse meio não se trata de apenas ter um aquário com espaço, o essencial é e sempre será a qualidade da água.

A água é um solvente universal em nosso planeta. Assim, qualquer agente patogênico (que cause doença) se difunde nela com rapidez, e os peixes vivem nesse ambiente em contato direto com esses agentes. Os peixes têm um sistema imunológico que os defende de muitas agressões, mas não de todas, e principalmente não durante todo o tempo. Eles produzem excreções como fezes, urina, amônia, e nadam num meio em que isto tudo está dissolvido.

À medida que o nível desses poluentes vai crescendo, os problemas vão aumentando. Por isto é tão importante evitar a superpopulação, fazer trocas parciais de água, a boa filtragem, a sifonação do fundo, o controle dos parâmetros físico-químicos, etc.
Por isso, talvez em primeiro lugar venha a qualidade da água e depois a alimentação balanceada para que ele viva com saúde, pois existe uma diferença enorme em viver e sobreviver. O que vejo muito em email que recebo, são Bettas sobrevivendo, por isso defendo a idéia de que uma garrafa pet cortada é uma mansão para o Betta desde que se tenha uma bela água dentro dessa pet, pois ai ele viverá em um meio onde se sinta confortável.

Portanto inauguro hoje uma nova sessão (“DICAS”) em meu blog onde estarei escrevendo a respeito do Betta, ou seja, como mantê-lo confortável e bem para que ele tenha saúde, vou escrever sempre usando a literatura e a minha maneira de manejo com os Bettas, cabe ao leitor seguir o que Le achar mais prudente, afinal a minha intenção é ajudar da forma mias fácil o manejo e os cuidados com o Betta.


"TROCA DA AGUA"
Troque a água da betteira pelo menos uma vez por semana. O ideal é de 3 em 3 dias, para evitar o ataque de bactérias na cauda do betta. O ideal é tocar 30% da água e o procedimento é bem simples, retirando 70% da água que esteja em cima e colocando o betta dento dela e depois retire o restante (30%) junto com a sujeira, lave bem a betteira e recoloque o betta junto com os 70% de água. Agindo dessa forma vc evitará choque de PH, mas cuidado com a temperatura, pois quando unir as águas, a temperatura deverá ser a mesma.
Apesar de eu não usar a redinha para retirada do Betta, o ideal é usar a redinha para evitar o stress do peixe, eu não gosto da redinha, porque pode ser que eu a use em um betta doente e isso posso afetar os demais, por isso utilizo as mãos, mas não aconselho para pessoas sem experiência, pois poderá machucar o seu peixe.

A água deve ser desclorada e descansada. Cuidado com o cloro. Caso não tenha água descansada, use um anti-cloro na proporção indicada pelo fabricante. Eu utilizo o Aqualife da Tetra porque ele possui componentes em sua formulação que preserva a mucosa do peixe.
A temperatura deve ser de 25 a 27 graus, especialmente no inverno, quando deve ser utilizado um aquecedor apropriado. Com a alta na temperatura do peixe, o seu metabolismo aumenta e previne contra o aparecimento de doenças. Use um teste de PH. É bom saber qual o nível do PH para que seu Betta permaneça em uma água agradável para ele.

Mantendo uma água saudável, pode ter certeza que vc manterá o seu Betta assim também, sempre gozando de boa saúde.

                     ..::FTBettas::..
Foto: Orange Dragon pertencente ao plantel de FTBettas



2 comentários:

  1. Muiito bom o Blog, esta me ajudando bastaante!
    e o Fernando, nossa, sem duvidas ele me ensinou bastante de Bettas, um proficional super competente, paciente, gente boa.. está de paraabens!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Isa, minha intenção é essa, poder ajudar a todos no que diz respeito a esse hobby maravilhoso. E sempre que precisar estou as ordens para esclarecer qualquer dúvida.

    ResponderExcluir