terça-feira, 10 de novembro de 2009

...::: "COMO ECLODIR CISTOS DE ARTEMIAS":::...

Publiquei recentemente uma descrição básica sobre a Artemia Salina como sendo um dos maiores e mais importantes alimentos para os Bettas, por isso venho nesse momento escrever sobre como eclodir o cisto da artemia obtendo os nauplios para a alimentação dos alevinos. Os cistos de artemia, são a forma de resistência da Artemia Salina, sem dúvida alguma, os náuplios de artêmias salinas, recém eclodidos de seus cistos, são sem dúvida alguma o grande alimento preferido dos criadores brasileiros.

Existem criadores que oferecem os náuplios de artêmias, logo após o saco vitelino do alevino estar esgotado, mesmo sabendo que nem todos os alevinos irão conseguir se alimentar deles, por serem grandes para algumas das pequenas bocas. Como já disse inumeras vezes, além da literatura, vou descrever as minhas preferências, pois bem, eu prefiro introduzir os náuplios aproximadamente na segunda semana de vida do alevino, pois na primeira eu os alimentos com vermes dio vinagre que por sinal anteriormente publiquei um artigo descrevendo a minha metodologia de criá-los.

Para eclosão diversos métodos podem ser utilizados, mas vou descrever o método que venho utilizando e que me dá um resultado satisfatório e é de forma artesanal e bem simples, muito fácil e que todos podem conseguir também.

1º Passo -  Comprar cistos de boa qualidade, os cistos podem ser encontrados com criadores, lojas de produtos para aquarismo, etc. ( Para os meus clientes eu disponibilizo o cisto para venda).



Foto da minha ultima compra de Cistos


Ops!!! Foto do meu ajudante nº 1 - esse tem futuro com os Bettas, como ele ajudou a descarregar os cistos, exigiu que seu trabalho fosse divulgado....rsrsr

2º Passo - Montar uma Artemeira, ou seja, o recipiente que fará a eclosão dos cistos. Existem vários projetos artesanais de artemeiras, uma que gosto e indico é citada no site do meu Grande amigo Márcio, o http://www.bettabrasil.com.br/, mas abaixo segue a foto de minha artemeira:


Minha Artemeira - simplesmente um vidro de 2,5 litros, aqueles vidros de colocar doces ou balas.

3º Passo - Agora vamos a metodologia, ou seja, a receita do bolo: Abaixo segue as fotos da preparação da água e do cisto para a eclosão passo a passo:



Colocar 2 litros de agua isenta de cloro (a) e acrescentar 4 colheres de sopa se sal (b) (eu uso sal de cozinha mesmo). Após a agua estar com o sal, acrescentar o cisto de artemia, note que os meus citos estão guardado em um isopor (c), isso é para evitar a umidade. A quantidade de cisto vai ser de acordo com o tamanho de sua ninhada, vc mesmo terá esse feeling para determinar quanto cisto eclodir (d).



Após a inclusão dos cistos, temos que colocar a aeração (e). Eu uso uma bomba aeradora de 2,5W e um difusor duplo para duas saidas, ou seja, que alimenta com ar as duas artemeiras, juntamente com uma pedra porosa para borbulhar a agua salobra. Afinal os nauplios só eclodirão se haver essa aeração e quanto mais forte melhor.
Ops!!! Pausa novamente, após a colocação da pedra, temos que dar uma ajudinha com uma colher para misturar os cistos com a agua mais rapidamente, ai é um trabalho para o meu ajudante que exije sua aparição. (f)
Após estar aerando a agua, eu tampo a boca do pote com uma meia (g), isso é apenas para não respingar água salobra no móvel que se encontra perto da artemeira, pode estragar o móvel. Finalmente as duas artemeiras finalizadas eclodindo nauplios (h).

Muitos colocam um aquecedor na agua, pois com a temperatura mais alta os nauplio eclodirão com maior rapidez, normalmente demora-se 24 horas para eclodirem estando com aquecedor. No meu caso, não coloco aquecedor, portanto demora um pouco mais, em torno de 36 horas. Note que uma das artemeiras tem menas agua do que a outra (foto h), isso é porque eu coloquei uma com 1,5 dias antes da outra, esse intervalo é justamente para que eu tenha sempre nauplios a disposição de meus filhotes.

4º Passo - Agora vamos explicar como coletar os nauplios para servir aos filhotes:



Coloca-se o pote próximo a luz (i), as cascas do ovo subirá à superfície e os nauplios ficarão ao fundo do pote. Através de Sifonamento com uma mangueirinha eu retiro os nauplios do fundo e os coloco em um pote menor (j), detalhe: retiro apenas o que vou servir naquele momento. Para a coleta utilizo um punça de nylon 77 fios (k), que pode ser encontrado em casas de silk screen. Após a coleta, coar no punça e lavar os nauplios em agua corrente, pois temos que tirar o sal da água antes de servoir aos filhotes e ai pronto, temos os nauplios para servir (l).

5º Passo - Alimentar os filhotes:



Após lavar os nauplios, temos que coletá-los com uma pipeta plástica, essas que vendem em casas de instrumentação cirurgica ou artigos para laboratórios (m) e servir aos alevinos como demonstra as fotos (n), (o) e (p). Lembre-se que devemos colocar apenas o necessário, pois todo exesso irá prejudicar os alevinos, pois diminui a qualidade da água. Caso colete muitos nauplios e acabe sobrando, nada de jogá-los fora, pode dar aos bettas adultos, pois eles comem também.

E finalmente o grande resultado após o banquete. Um lindo filhote de Black Dragon PK com 20 dias de vida com a barriga cheia de nauplios e Feliz da Vida!!!




Bom espero ter esclarecido de uma maneira prática como fazer a eclosão de nauplios de artemias salinas, pois com esse alimento, seus alevinos crescerão fortes e saudáveis como nunca.

Onde Comprar:

Cistos de artemias, punça de nylon e pipetas plasticas
           http://www.ftbettas.blogspot.com/
           http://www.bettabrasil.com.br/

Publicado por: Fernando Toloto
Fotos: Fernando Toloto
Agradecimento: Marcio (Betta Brasil) e Max Wagner (Sunshine Piscicultura)

Um comentário:

  1. gostaria muito de conheçelo---meu email

    claudioribeiro1961@hotmail.com---rio claro
    procuro matris de bettas para comprar atc.claudio

    desculpe-me em usar este espaço para tentar conectar com vc.

    ResponderExcluir