sábado, 14 de novembro de 2009

><((((º> Vermes do Vinagre <º))))><

A exatamente 25 dias atrás, em 19/10/2009 postei aqui no blog uma forma clara de se cultivar vermes dos vinagre. Estava aqui cuidando dos meus Bettas e notei as maças da cultura caidas ao fundo da cultura, então resolvi olhar e caso elas estivessem se decompondo, eu as troco e também refaço uma outra cultura. Aí resolvi tirar 2 fotos e mostrar como a cultura fica após 25 dias da colocaçao do inóculo.


Notem essa camada branca sobre a superficie do vinagre e também se fixando na parete do pote, isso tudo são muitos e muitos vermes do vigra já se reproduzindo e povoando a cultura como um todo. Hora de colher e oferecer aos bettas.

Muitos de nós passamos novamente pelo apagão, ou pelo menos um apagão de várias horas. Eu pelo menos perdi meus nauplios que estavam sendo eclodidos e então utilizei os vermes do vinagre para não deixar meus betinhas com fome.

Não tenho microscópio para tirar uma foto ampliada do verme, mas tentei com minha camera mesmo e sinalei com uma reta onde estava o verme após eu ter coletado e colocado eles em um pote plastico. Então cheguei com a lente bem próxima e fotografei em uma macro alguns vermes que estavam por ali naquele momento. Reparem bem na ponta de cada reta e verão uma larvinha branca, esse é o famoso verme do vinagre.


Foto macro dos vermes, eles estão na ponta de cada reta.

Espero ter esclarecido como são os vermes e como eles são importantes para nossos Bettas, como alimento e na fase de crescimento de nossos alevinos.

Abraços e bom fim de semana a todos.

><((((º> FTBettas <º))))><

Fotos: Fernando Toloto (FTBettas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário